segunda-feira, abril 04, 2011

Bom Desconto: A importância da propaganda e sua tendência

Este texto é uma visão bastante crua e fria, com base em algumas pesquisas e comportamentos, tanto de pessoas, mercado, TV e a mídia no geral. A sociedade prematuramente mostra como poderá ser o “amanha” das relações de consumo.




Alguns anos atrás, como nos tempos de nossos pais ou avós a sociedade no geral era bastante conservadora, nesta, as pessoas tinham mais contato presencial propriamente dito, havia muito mais comunicação “cara a cara”, falava-se mais, nada era tão dinâmico nem tão rápido, as comunicações eram limitadas, como os telefonemas e cartas, nada além. O comprar era algo simples, o consumo de produtos ou serviços era nada muito além do essencial, a finalidade de comprar era apenas básica para sobreviver ou viver bem, tratava-se de comprar boa roupa, alimentos, ou com um pouco mais de investimento era possível comprar algo eletrônico como TV, rádio, por exemplo, nada com exagero.



Porém como tudo no mundo, nossa sociedade esta em constante evolução, assim com a evolução da tecnologia e a adaptação desta para nos ajudar nas tarefas mais variadas, tanto simples quanto complexas, o modo de vida mudou. Com isso, conseqüentemente as formas de fazer ou lidar com as coisas mudaram também, a tecnologia finalmente entrou para facilita o nosso dia a dia, o mundo transformou-se, acontecendo inconscientemente a distancia entre as pessoas, da mesma maneira que o modo das comunicações também se transformou, onde ontem eram cartas, hoje viraram e-mails, telefonemas e recados viraram “scraps”. O modo de consumo também não parou no tempo, e evoluiu junto com a tecnologia, hoje temos cartões de crédito, compras on-line, crédito facilitado em várias lojas, onde nem se quer o comprador vê o que vai comprar, não avalia, não toca no produto antes, simplesmente compra.



Também o consumidor vem colocando novas prioridades na hora de comprar, além de apenas comprar para sobreviver ou viver bem, hoje comprar é algo bastante natural e muitas vezes impulsivo, o que antes era algo que fazíamos apenas por necessidade, hoje ou nossa necessidade mudou, ou o comprar se tornou uma espécie de anti-stress na vida moderna, pois sempre estamos querendo comprar algo, e mesmo comprando algo bom, logo queremos trocar por algo melhor ainda, somos uma sociedade consumista, a prioridade para o gasto atualmente não é de um imóvel próprio, por exemplo, mais sim estar com a melhor roupa, comprar o melhor carro e financiá-lo em zilhoes de parcelas, o consumo é algo impulsivo muitas vezes pelo lado do consumidor e em contra partida pelo lado da loja também, pois agora é possível fazer uma boa compra sem ao menos ter um real na carteira, os cartões facilitaram a vida do consumidor, há promoções de ponta aponta de um shopping, além de crédito facilitado geralmente.

Ai podemos parar e pensar, o que será que motivou toda essa mudança de pensamentos em relação em compras e ao consumo?

Uma das respostas, é a propaganda, tem quem diz que a propaganda é a alma do negócio, pois isso se mostra cada dia mais certo, não só a propaganda propriamente dita, mais o desejo de consumir.




Para ter um parâmetro de comparação, até para eleger um político, não vemos se ele é bom ou ruim, não vimos o currículo dele, votamos pela propaganda que ele faz, cores calmas, musica suave, é assim que a maioria vota.




No caso da compra, a propaganda é o que motiva o comprador a comprar, pois sempre nelas quando se usa o tal produto as pessoas parecem estarem mais felizes, mais realizadas, pois bem, é exatamente esse o intuito, pois só dessa forma você é forçado, mesmo que subconscientemente a desejar o tal produto, quando você vê em outras pessoas, a sua vontade só aumenta. Ai finalmente você decide que vai comprar e por mais inútil ou feio que seja o produto, você se sente bem em ter, pois você foi levado a pensar dessa maneira. Exemplo, quem disse que tudo que esta na moda é bonito ou útil, às vezes compramos apenas pra ficar na moda, agora será que alguém já se perguntou o porquê queremos ficar na moda usando algo feio? Não seria melhor usar algo bonito, que atraia mais, mesmo não estando na moda? O que seria a moda às vezes, é usar o feio e se achar linda porque outros também usam?

Pois é, como nós nascemos consumindo e vamos morrer gastando, então mesmo que tudo isso tenha uma resposta, a sociedade sempre irá nos levar ao caminho de consumir e consumir muitas vezes o que você não pode ter ou não quer ter, pois o pensamento atual é consumir hoje, consumir amanha e consumir sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário