Não permita que as irregularidades bancárias prejudiquem o seu bolso.
Os abusos dos bancos são frequentes e causam muitos transtornos. Veja agora os problemas mais comuns e as informações necessárias para evitar prejuízos.
Encerramento de conta: O banco deverá encerrar a sua conta em até 30 dias, desde que você tenha quitados todos os valores pendentes.
Cartões sem solicitação: Se você receber um cartão que não pediu, o banco não poderá cobrar anuidade.
Venda casada: É proibido condicionar o fornecimento de um produto ou serviço à contratação de outro.
Transferência sem requerimento: É proibido transferir os valores de uma conta corrente para uma de investimento sem que você tenha pedido.
Abertura de conta sem autorização: Se você tiver uma conta aberta em seu nome, sem sua autorização, procure o banco, faça uma ocorrência de fraude e avise o Banco Central.
Valor errado creditado no caixa eletrônico: Faça uma reclamação por escrito ao gerente da agência com o comprovante do depósito e o pedido de correção. Se ele negar que o erro ocorreu, deverá usar a imagem da filmagem do caixa eletrônico e da abertura do envelope como prova.
Saque indevido: Se o seu cartão foi furtado ou roubado, procure o banco e peça o bloqueio. Também faça um boletim de ocorrência na delegacia.
Pagamento de contas: Se ocorreu uma falha de sistema ou no caixa eletrônico nesta hora, o banco deverá efetuar o pagamento e indenizá-lo por eventuais taxas cobradas.
Onde e como reclamar
Se ocorrer algum problema, reclame. Siga estes passos:
1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:
Itaú | 0800- 5700011 |
Caixa Econômica Federal | 0800 725 7474 |
Banco do Brasil | 0800-729 5678 |
HSBC | 0800-701-3904 |
Bradesco | 0800 704 8383 |
Unibanco | 0800 722 6281 |
Santander | 0800 726 0322 |
Banco Real | 0800-286-8787 |
NCNB | 0800-770-6884 |
Safra | 0800 770 123 |
Banrisul | 0800-6442200 |
3 - Registre reclamação no Banco Central (Bacen).
É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345,
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (Bacen - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 -
Brasília – DF);
ou pela internet: www.bcb.gov.br
4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp?acao=buscar
5 - Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.
Outra providência que você poderá tomar:
- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.
Se preferir também conte seu problema ao site do IDEC (Instituto de defesa do consumidor) no link:
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